segunda-feira, 29 de junho de 2009

A propaganda de Cabral

A propaganda é uma arma importante, quando o produto é de boa qualidade e as suas qualidades podem ser usufruídas ou comprovadas pelas pessoas. Isso o mercado da publicidade conhece muito bem. Mas o governador Sérgio Cabral, ainda acredita que mesmo quando o produto não tem as qualidades enaltecidas, a propaganda é a alma do negócio. Está enganado. Aos poucos as pessoas vão descobrindo que a realidade é bem diferente do que os comerciais do governo do Estado mostram a toda a hora na televisão, no rádio e nos jornais e revistas. Querem um exemplo: a ocupação do Dona Marta e da Cidade de Deus. No fim-de-semana foi divulgada uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas que mostra que a grande maioria dos moradores das comunidades é a favor da ocupação policial permanente. Até aí nenhuma novidade. O que me chamou a atenção na pesquisa, fato que não teve nenhum destaque na mídia, é que 70% dos moradores do Dona Marta e da Cidade de Deus reconhecem que diminuiu o tráfico. Prestem atenção na importância da informação. Para 30% o tráfico não diminuiu, para 70% diminuiu. O que questiono aqui não são os números, mas a realidade, que todos os moradores dessas comunidades sabem. Só na propaganda oficial de Sérgio Cabral é que o tráfico acabou nas duas comunidades. Outro detalhe é que a principal reclamação dos moradores é que os policiais militares são distantes dos moradores e não fazem uma política de boa vizinhança. Isso é uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. Pela propaganda oficial de Cabral, o Dona Marta se transformou quase numa cidade do interior, onde todos são amigos, policiais e moradores convivem harmonicamente. A verdade está bem longe das cenas bonitas exibidas na televisão

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